FOTO MATRIZ – SÍNTESE # 1
Exposição de fotografia expandida, vídeos e instalações. Resultado da seleção de trabalhos de estudantes dos cursos Foto Matriz e Produção em fotografia (2009-2010). Galeria da EAV. Rio de Janeiro, de 4 de junho a 10 de julho de 2011.
FOTO MATRIZ – SÍNTESE # 1
“A fotografia é a base tecnológica, conceitual e ideológica de todas as mídias contemporâneas (...)”
Arlindo Machado
Esta é a primeira exposição que organizo na EAV com trabalhos realizados pelos artistas que tive oportunidade de acompanhar enquanto foram meus alunos nos cursos “Foto-Matriz” e “Produção em Fotografia”, entre 2009 e 2010. A ideia foi dar visibilidade ao estágio atual das experimentações e processos desencadeados durante os cursos.
Não há, porém, um único fio condutor que tenha precedido a elaboração dessa síntese. As pesquisas técnicas e temáticas, suas formas materiais e simbólicas, são a um só tempo múltiplas e singulares. Podemos dizer que cada artista escolheu seu próprio caminho, traçando na prática de sua produção (acompanhada do permanente exercício de reflexão) o percurso de suas descobertas, delimitando seus raios particulares de gravitação em torno de afetos e interesses subjetivos.
Ainda assim, ao analisar o conjunto dos trabalhos, podemos observar algumas tendências comuns, que se configuram como uma espécie de amostragem de movimentos e correntes presentes na arte contemporânea: a recorrência dos temas do corpo, do tempo, da memória, do arquivo, da casa, da cidade e do vazio; a forte presença da serialidade e da lógica da montagem, seja nas séries narrativas em painéis fotográficos e vídeos (ou vídeo-animações que, em última instância, evocam o proto-cinema de Muybridge), seja nas colagens, assemblagens e instalações (herdeiras das contaminações propostas pelos movimentos modernistas e pós: de Dada ao surrealismo, do construtivismo à arte conceitual) em que a fotografia questiona sua condição especular de plano ilusionista.
Inserindo-se no campo do que se costuma chamar de fotografia expandida, as experiências aqui compartilhadas são fruto de interações entre o artista e seu meio ambiente, mediadas pela fotografia, e entre esta e outros meios, na dinâmica dos processos de construção e desconstrução de sentidos. Na busca de estruturação de um discurso, temos como consequência o esgarçamento do tecido tradicional da fotografia e a expansão dos limites das suas práticas por parte de uma geração muito bem formada e informada, ciente de seu lugar na história, da complexidade dos códigos artísticos atuais e prenhe de ideias para elaborar.
FICHA TÉCNICA
Simone Rodrigues – coordenação/curadoria
Simone Tomé – assistência de produção
Artistas:
Ângela Márcia dos Santos
Bárbara Copque
Christina Bocayuva
Felipe Felizardo
Gabriela Lima
Helena Martinho da Rocha
Ioana de Mello
Julia Pombo
Leonardo Loureiro
Lucas Ferraço
Marilu Cerqueira
Marina Marchesan
Pablo Vergara
Sonia Meilman
Taís Monteiro